Noah – It’s not biblical… OMG!

Imagem

 

Sim, eu fui ao cinema assistir Noé! Sim, eu sou evangélica… e sim, eu gostei do filme! 

Mas Carol, como você pode? O filme nem é bíblico.. não tem nada a ver com a Bíblia… Como?? Como???

EU SEI! Mas é claro que não seria um filme totalmente bíblico, gente..  A história de Noé na Bíblia são basicamente quatro capítulos, você acha mesmo que Hollywood faria um filme só com a história bíblica? É muita inocência achar que vai ao cinema e ver o Noé puramente bíblico. Eu concordo, porém que distorceram a imagem dele de alguma forma. No filme mostra um Noé prepotente e por vezes cruel, incontestável.. temos a impressão de que ele não ‘prega a bondade’…  Mas também vejo um Noé que obedece a Deus acima de tudo, ele foi fiel ao que acreditava ser correto, ao que acreditava ser a ordem de Deus… 

Não adianta, temos que ir ao cinema com a cabeça aberta. a história foi toda romanceada, pra caber em um filme de duas horas e tralalá… Se isso vai lhe ofender de alguma forma não vá ao cinema! 

Agora vamos falar de produção e atuação… Eu não sou perita nisso, então darei minha opinião como simples mortal.. 

Sou suspeita porque gosta dela desde Harry Potter e a Pedra Filosofal, acho que ela trabalha muito bem! Sempre achei.. e ela te cara de atriz legal, simpática e etc… Sua personagem é a Ila, filha adotiva de Noé (que não está na Bíblia) e também esposa de Sem, seu filho mais velho (esse está na lá). Ela é encontrada em um vilarejo devastado por pessoas más e imediatamente adotada por Noé e sua esposa. Ila e a esposa de Noé mostram a força feminina naquela época, acho que também quer mostrar a lealdade delas com seus esposos e familiares, uma vez que Ila, pertencia aquela família. Confesso, a atuação dela foi o que a princípio me fez querer ver o filme! kkkkkk 

Russell Crowe… bom.. ele é Russell Crowe, não vejo outro motivo ou qualquer outra qualidade que possa ser inserida aqui. O cara, é bom! E tem uma pegada badass na atuação dele também, afinal de contas Deus escolheu ele para construir uma arca e salvar a humanidade poxa vida… Mas como disse antes, acaba agindo um pouco da visão bíblica de bom moço do nosso Noé, “Noé era um homem justo , íntegro entre o povo de sua época; ele andava com Deus” Gn.6.9, no entanto no filme ele tem alguns surtos que nós não sabíamos, mas se pararmos um pouquinho pra pensar, é humanamente impossível ficar tanto tempo em um lugar fechado, sem ter como sair, ou parar ou fazer qualquer coisa sem surtar pelo menos uma vez… Se hoje você esquece o celular em casa e já praticamente tem um AVC, pense bem naquela época, e pior.. saber que não tem o que fazer..o jeito é esperar mesmo. Eu não tiro a razão dele de surtar vez ou outra… eu teria surtado beeeeeeeem antes… 

Também temos o vencedor do Academy award Anthony Hopkins e Jennifer Connelli também vencedora do Oscar, além de Logan Lerman e Douglas Booth que poxa vida, mesmo se a atuação deles não fosse boa (o que não é verdade), valeria a pena só pra olhar pra eles…  *suspiros*

O filme tem roteiro de Darren Aronofsky e Ari Handel e a direção do próprio Darren Aronofsky, que dirigiu também o famoso, conceituado e belíssimo filme Cisne Negro. (Sim, eu gosto bastante do filme, nem deu pra perceber né?!), por aí você já sabe o que esperar… 

Uma curiosidade..

Quem aqui imaginava a arca como um barco beeeeem grandão, e uma janelinha em cima??  Mais ou menos assim…. 

Imagem

 

Pois é! Eu também sempre imaginei assim, mas veja bem, todas essas bíblias ilustradas podarão a nossa imaginação (por favor, não entendam mal, não estou criticando as Bíblias ilustradas, estou apenas fazendo uma observação) Não nos deixaram magina a arca de outra forma, ou talvez tenha sido a concepção de barco que temos, não sei.. fato é que a arca não foi construída para navegação, mas apenas para sobrevivência.. A Bíblia nunca citou esse formato aí, ou citou? oO’  Pois bem, no filme temos uma arca quadrada, como uma grande caixa… o que se você parar pra pensar faz muito mais sentido,… ou não.

Imagem

 

E vocês sabiam que a produção do filme realmente construiu uma arca com as medidas bíblicas para a filmagem? Sim, é verdade.. ok, não foi a arca toda, mas um pedaço em escala real e o restante foi adicionado digitalmente, mas ainda sim.. a Arca que vemos na produção final tem exatamente as mesmas dimensões da arca de Noé de verdade! 

Enfim, por mais que você tenho odiado o roteiro e todas as ‘licenças poéticas’ utilizadas pelos roteiristas, deve admitir que é um filme muito bem produzido, todos os efeitos digitais e sonoros e toda a atuação do elenco, foi bem feita! Vai lá.. não faça birra… Se você não quer ver o filme ‘porque não é Bíblico’ veja pelos efeitos e simplesmente pelo prazer de sentar na sala do cinema com um balde de pipoca, aquelas que só tem nos cinemas, e apreciar a maravilha da sétima arte, como um simples filme puramente fictício. 

Ou então pense no lado positivo da coisa toda… sabia que a busca pela leitura da Bíblia aumentou drasticamente? Sim, por causa de um filme romanceado e cheio de licenças poéticas pessoas que nunca antes tinham nem sentido o cheiro de uma bíblia, agora a buscam mesmo que digitalmente, mesmo que apenas para a verificação da verossimilidade da história contada no filme.. Isso é uma coisa boa, a Palavra nunca volta vazia, não é isso que diz a Bíblia e de qualquer forma uma semente foi ali plantada!

Dê uma chance ao pobre Noé cinematográfico, coitadinho…  Mas vá com a cabeça aberta ou vai achar tudo horrível mesmo! 

Pra você que agora talvez, pense que valha a pena ver pelo menos o trailer tá aí!

https://www.youtube.com/watch?v=-IRP9x7yjIY

 

Agora se você já assistiu, conte-me o que você achou! 😉

2 comentários sobre “Noah – It’s not biblical… OMG!

Deixe um comentário

